quarta-feira, 13 de abril de 2011

Data: 13/12/2010

Coordenadora: Sonia Maria Ítalo Soares

A escola e o planejamento - Este segundo deve ser flexível para que o aluno permaneça e tenha sucesso na escola.

Planejamento numa abordagem reflexiva, dialética e democrática

Diagnóstico e levantamento de dados.

Estabelecer análise da escola que temos e a escola que queremos.

Isto vai além de dados e informações referentes à realidade escolar, pois requer também a leitura e interpretação dos fatos à luz da filosofia político-pedagógica definida no marco filosófico.

O diagnóstico situa a distância do nosso ponto de partida ( a realidade que temos) ao nosso ponto de chegada ( a realidade que queremos).

O diagnóstico não é um simples retrato da realidade ou um mero levantamento de dificuldades, o diagnóstico é antes de tudo, um olhar atento à realidade para identificar as necessidades radicais, e/ ou o confronto entre a situação que desejamos viver para chegar a essas necessidades.

Entendemos, então, que o diagnóstico ultrapassa o mero levantamento de dados e, também que não se trata apenas de fazermos críticas focadas em aspectos negativos ou nas fragilidades da instituição escolar. Na verdade o diagnóstico viabiliza também a identificação das potencialidades, dos pontos fortes; aspectos positivos da realidade escolar. Nessa relação dialetizada temos a identificação, via diagnóstico, tanto das fragilidades, como das potencialidades.

Destacamos, então, que o diagnóstico tem por finalidade identificar os problemas mais relevantes da comunidade escolar que necessitam de intervenção, mas ao mesmo tempo também propicia a identificação dos pontos fortes, fatores/elementos/componentes positivos da realidade que podem ser otimizados e realocados para diversos fins e inclusive redirecioná-las como suporte à resolução e/ou ao equacionamento da problemática identificada.

No que tange aos aspectos pedagógicos- organizacionais podemos analisar as fragilidades e ou potencialidades da escola a partir da identificação:

  • Do perfil discente e as condições socioeconômicas; faixas etárias, posição social, necessidades e valores dos alunos;
  • Condições do processo de ensino-aprendizagem, tais como as metodologias de ensino: a) relação números de alunos por séries e de idade/ série; b) taxas de evasão e taxa de retenção; c) os processos avaliativos e as estratégias para recuperação dos alunos com menor ou baixo rendimento escolar.

Partindo desse pressuposto, fica explicito que a atividade de planejar as ações da escola precisa ser sempre uma resposta seqüente a favor do aluno vindo de uma necessidade detectada.

O diagnóstico dessa necessidade deve ser resultado de um processo avaliativo, em que o objeto de análise seja a instituição educacional em suas diversas dimensões.

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