sábado, 23 de abril de 2011

Planejamento anual

LINGUA PORTUGUESA

Objetivos

  • Ler e reconhecer diversos tipos e gêneros de textos;
  • Valorizar a leitura literária como fonte de apreciação e prazer;
  • Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista;
  • Utilizar os conhecimentos gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
  • Utilizar e adequar os conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
  • Desenvolver a capacidade de aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação;
  • Ler e fazer antecipação e inferência no texto;
  • Desenvolver a capacidade de desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito;
  • Produzir textos com coerência utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por outros organizadores textuais;
  • Utilizar o dicionário para superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas na produção e revisão de textos.

Conteúdos

  • Leitura: regras de instrução, receita, bilhetes, cartas, informativos, propaganda, anúncios, poesias, biografias, quadrinhos e letras de música;
  • Interpretação dos diversos textos;
  • Escrita: Produção de textos: individualmente, em dupla e coletivamente;
  • Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes, e e i ou o e u, hífen e apóstrofo, gu e qu, trema, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, porque, por que, porquê, por quê, traz, atrás, mal, mau, mas e mais, pêlo e pelo, dá e da, para eu e para mim, bom e bem, mal e mau, houve e ouve, põe e põem, x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.
  • Gramática: alfabeto maiúsculo e minúsculo, classificação das sílabas, encontro vocálico: ditongo, tritongo e hiato, encontro consonantal, dígrafo, classificação quanto a posição da sílaba tônica, acento agudo e circunflexo, abreviaturas; sinais auxiliares (hífen, til, apóstrofo e cedilha), pontuação (vírgula, ponto e virgula, reticências, parênteses, aspas, dois pontos e travessão), artigo, substantivo: próprio, comum e coletivo, concreto e abstrato, gênero do substantivo, substantivo epiceno, comum de dois e sobrecomum, grau de substantivo, número de substantivo, palavras simples e compostas, primitivas e derivadas, adjetivo, grau do adjetivo, numeral, pronome: pessoal, tratamento, demonstrativo e indefinido, possessivo, preposição, verbo: tempos, modos e conjugações do verbo, modo subjuntivo, imperativo e formas nominais, verbo pôr, verbos auxiliares; advérbios, interjeição, sujeito e predicado, frases: interrogativa, exclamativa, declarativa, afirmativa, negativa e imperativa;

Estratégias

  • leitura individual e coletiva;
  • Atividades diversificadas;
  • Reescrita de textos;
  • Recortes e colagens;
  • Produção de textos coletivos, em duplas e individuais;
  • Revisão de texto;
  • Uso de dicionário.

MATEMÁTICA

Objetivos

  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
  • Compreender e aplicar técnicas de resolução de adição com reserva e de subtração com recurso, multiplicação e divisão;
  • Aplicar os conhecimentos de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas;
  • Identificar e interpretar situações-problemas;
  • Interpretar e construir tabelas e gráficos;
  • Compreender e resolver situações-problemas que envolva gráficos e tabelas;
  • Identificar o sistema monetário brasileiro;
  • Comparar figuras geométricas bi e tridimensionais identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e diferenças entre elas por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções;
  • Reconhecer os sistemas de medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos, domésticos;
  • Reconhecer números fracionários no dia-a-dia.

Conteúdos

· Seqüência numérica;

· Sistema de numeração decimal;

· Técnicas operatórias: adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e com dois algarismos e divisão;

· Sistema monetário;

· Sistema de medidas: tempo, comprimento, perímetro, área, capacidade/volume e massa;

· Fração;

· Formas geométricas e sólidos geométricos;

· Numeração romana;

· Expressão numérica;

· Números primos;

· Porcentagem.

Estratégias

  • Material dourado;
  • Atividades xerocadas;
  • Atividades mimeografadas;
  • Livro didático;
  • Experiências;
  • Atividades em grupo;
  • Construção de sólidos.

CIÊNCIAS

Objetivos

ü Compreender a natureza como um conjunto dinâmico;

ü Identificar as relações entre ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida;

ü Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas;

ü Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

ü Identificar diferentes manifestações de energia: luz, calor, eletricidade e som;

ü Entender a saúde como um bem individual que deve ser garantido pela sociedade;

ü Compreender o corpo humano como um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico;

ü Relacionar a falta de asseio e higiene com a ocorrência de doenças;

ü Caracterizar os aparelhos reprodutores masculinos e femininos e as mudanças no corpo durante a puberdade;

ü Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.

ü Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico e inorgânico).

ü Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;

ü Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.

Conteúdos

ü Saneamento básico;

ü Higiene alimentar;

ü Higiene pessoal;

ü Recursos naturais, meio ambiente;

ü Ecologia;

ü Recursos tecnológicos;

ü Sol, Lua e Terra;

ü Três Rs: reciclar, reutilizar e reaproveitar;

ü Corpo humano;

ü Saúde.

Estratégias

ü Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;

ü Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.

ü Atividades diversificadas;

ü Vídeo;

ü Leitura de textos informativos, jornalísticos;

ü Confecção de cartazes;

ü Pesquisas;

ü Trabalho em grupo;

ü Experiências.

HISTÓRIA

Objetivos

  • Entender a noção de tempo histórico, no qual os acontecimentos se sucedem;
  • Reconhecer e compreender diferentes formas de medir o tempo;
  • Conhecer e compreender a colonização brasileira;
  • Conhecer alguns aspectos econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil, açúcar, ouro, café);
  • Compreender a formação territorial brasileira;
  • Conhecer aspectos da cultura brasileira originada pela cultura indígena;
  • Destacar presença dos portugueses colonizadores e a presença dos africanos escravizados;
  • Desenvolver respeito e tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de qualquer forma;
  • Reconhecer a formação da população brasileira como resultante da mistura de povos;
  • Reconhecer a pluralidade, a diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira;

Conteúdos

  • O homem e o tempo;
  • Conhecimento histórico sobre você;
  • Memória de outros tempos;
  • Linha do tempo;
  • Brasil x Portugal;
  • Os povos indígenas e a ocupação territorial;
  • Fronteiras coloniais;
  • Escravidão;
  • Imigrantes;

Estratégias

  • Leitura de textos;
  • Pesquisa;
  • Registros por escrito, cartazes e desenhos;
  • Filmes;
  • Dramatização;
  • Atividades extra-classe (passeio).

GEOGRAFIA

Objetivos

§ Conhecer aspectos gerais do modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil;

§ Reconhecer a presença de outros povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral;

§ Reconhecer que as pessoas se deslocam pelo território e que esse deslocamento pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório;

§ Conhecer dados numéricos da população brasileira da atualidade e do passado;

§ Conhecer e identificar as paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo;

§ Reconhecer e relacionar o processo de urbanização com a industrialização;

§ Identificar as regiões e os estados do Brasil;

§ Ler e interpretar mapas;

Conteúdos

§ Influencias culturais;

§ Formação étnica e cultural do povo brasileiro;

§ Migração e imigração;

§ Dados numéricos da população brasileira no presente e no passado;

§ Processo de urbanização do território brasileiro;

§ Paisagens urbanas e suas transformações;

§ Processo de urbanização e de industrialização;

§ Divisão regional do Brasil;

§ Mapa como representação do espaço, uma construção humana ao longo dos tempos.

Estratégias

§ Leituras de diversos textos;

§ Mapa Mundi, do Brasil e de São Paulo;

§ Pesquisa;

§ Confecção de cartazes;

§ Filmes ou desenhos;

§ Registro por escrito ou oral;

§ Recursos tecnológicos.

§ Atividades extra-classe (passeios).

Avaliação

A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.

Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.

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Formação: Pedagogia. unigranrio