LINGUA PORTUGUESA
Objetivos
- Ler e reconhecer diversos tipos e gêneros de textos;
- Valorizar a leitura literária como fonte de apreciação e prazer;
- Utilizar a linguagem oral com fluência, expressando e defendendo seu ponto de vista;
- Utilizar os conhecimentos gramaticais no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
- Utilizar e adequar os conhecimentos ortográficos no aperfeiçoamento da linguagem escrita;
- Desenvolver a capacidade de aproveitar a leitura como fonte de informação e recreação;
- Ler e fazer antecipação e inferência no texto;
- Desenvolver a capacidade de desenvolver mentalmente o pensamento e exprimi-lo por escrito;
- Produzir textos com coerência utilizando os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação e por outros organizadores textuais;
- Utilizar o dicionário para superar as dúvidas relacionadas ás demais questões gramaticais e ortográficas na produção e revisão de textos.
Conteúdos
- Leitura: regras de instrução, receita, bilhetes, cartas, informativos, propaganda, anúncios, poesias, biografias, quadrinhos e letras de música;
- Interpretação dos diversos textos;
- Escrita: Produção de textos: individualmente, em dupla e coletivamente;
- Ortografia: f e v, p e b, t e d, r inicial, r brando e r dobrado, s inicial e depois de consoante, z e s com som de z, s e z finais, ç e s dobrado, ce-ci e ç, ch, lh, nh, h inicial, ge e gi, je e ji, l e u, m antes de p e b, n antes de consoantes, e e i ou o e u, hífen e apóstrofo, gu e qu, trema, gua e guo e guão, qua e quo e quão, ns, lh e li, til, porque, por que, porquê, por quê, traz, atrás, mal, mau, mas e mais, pêlo e pelo, dá e da, para eu e para mim, bom e bem, mal e mau, houve e ouve, põe e põem, x e ch, am e ao, x com som de s, cs e z, xc, sc.
- Gramática: alfabeto maiúsculo e minúsculo, classificação das sílabas, encontro vocálico: ditongo, tritongo e hiato, encontro consonantal, dígrafo, classificação quanto a posição da sílaba tônica, acento agudo e circunflexo, abreviaturas; sinais auxiliares (hífen, til, apóstrofo e cedilha), pontuação (vírgula, ponto e virgula, reticências, parênteses, aspas, dois pontos e travessão), artigo, substantivo: próprio, comum e coletivo, concreto e abstrato, gênero do substantivo, substantivo epiceno, comum de dois e sobrecomum, grau de substantivo, número de substantivo, palavras simples e compostas, primitivas e derivadas, adjetivo, grau do adjetivo, numeral, pronome: pessoal, tratamento, demonstrativo e indefinido, possessivo, preposição, verbo: tempos, modos e conjugações do verbo, modo subjuntivo, imperativo e formas nominais, verbo pôr, verbos auxiliares; advérbios, interjeição, sujeito e predicado, frases: interrogativa, exclamativa, declarativa, afirmativa, negativa e imperativa;
Estratégias
- leitura individual e coletiva;
- Atividades diversificadas;
- Reescrita de textos;
- Recortes e colagens;
- Produção de textos coletivos, em duplas e individuais;
- Revisão de texto;
- Uso de dicionário.
MATEMÁTICA
Objetivos
- Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta;
- Compreender e aplicar técnicas de resolução de adição com reserva e de subtração com recurso, multiplicação e divisão;
- Aplicar os conhecimentos de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de situações-problemas;
- Identificar e interpretar situações-problemas;
- Interpretar e construir tabelas e gráficos;
- Compreender e resolver situações-problemas que envolva gráficos e tabelas;
- Identificar o sistema monetário brasileiro;
- Comparar figuras geométricas bi e tridimensionais identificando suas características e estabelecendo relações de semelhanças e diferenças entre elas por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções;
- Reconhecer os sistemas de medida e utilizar as unidades convencionais em contextos matemáticos, domésticos;
- Reconhecer números fracionários no dia-a-dia.
Conteúdos
· Seqüência numérica;
· Sistema de numeração decimal;
· Técnicas operatórias: adição com reserva, subtração com recurso, multiplicação simples e com dois algarismos e divisão;
· Sistema monetário;
· Sistema de medidas: tempo, comprimento, perímetro, área, capacidade/volume e massa;
· Fração;
· Formas geométricas e sólidos geométricos;
· Numeração romana;
· Expressão numérica;
· Números primos;
· Porcentagem.
Estratégias
- Material dourado;
- Atividades xerocadas;
- Atividades mimeografadas;
- Livro didático;
- Experiências;
- Atividades em grupo;
- Construção de sólidos.
CIÊNCIAS
Objetivos
ü Compreender a natureza como um conjunto dinâmico;
ü Identificar as relações entre ciência, tecnologia e mudanças nas condições de vida;
ü Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas;
ü Utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
ü Identificar diferentes manifestações de energia: luz, calor, eletricidade e som;
ü Entender a saúde como um bem individual que deve ser garantido pela sociedade;
ü Compreender o corpo humano como um conjunto integrado e a saúde como bem-estar físico e psíquico;
ü Relacionar a falta de asseio e higiene com a ocorrência de doenças;
ü Caracterizar os aparelhos reprodutores masculinos e femininos e as mudanças no corpo durante a puberdade;
ü Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
ü Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns componentes do lixo (orgânico e inorgânico).
ü Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas;
ü Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
Conteúdos
ü Saneamento básico;
ü Higiene alimentar;
ü Higiene pessoal;
ü Recursos naturais, meio ambiente;
ü Ecologia;
ü Recursos tecnológicos;
ü Sol, Lua e Terra;
ü Três Rs: reciclar, reutilizar e reaproveitar;
ü Corpo humano;
ü Saúde.
Estratégias
ü Buscar informações por meio da observação direta e indireta, da experimentação, de entrevistas e visitas;
ü Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, quadros, tabelas, esquemas, gráficos, listas, textos e maquetes.
ü Atividades diversificadas;
ü Vídeo;
ü Leitura de textos informativos, jornalísticos;
ü Confecção de cartazes;
ü Pesquisas;
ü Trabalho em grupo;
ü Experiências.
HISTÓRIA
Objetivos
- Entender a noção de tempo histórico, no qual os acontecimentos se sucedem;
- Reconhecer e compreender diferentes formas de medir o tempo;
- Conhecer e compreender a colonização brasileira;
- Conhecer alguns aspectos econômicos, políticos e culturais relacionados ao comércio (pau-brasil, açúcar, ouro, café);
- Compreender a formação territorial brasileira;
- Conhecer aspectos da cultura brasileira originada pela cultura indígena;
- Destacar presença dos portugueses colonizadores e a presença dos africanos escravizados;
- Desenvolver respeito e tolerância, rejeitando atitudes de preconceitos, discriminação e racismo de qualquer forma;
- Reconhecer a formação da população brasileira como resultante da mistura de povos;
- Reconhecer a pluralidade, a diversidade histórica e cultural na sociedade brasileira;
Conteúdos
- O homem e o tempo;
- Conhecimento histórico sobre você;
- Memória de outros tempos;
- Linha do tempo;
- Brasil x Portugal;
- Os povos indígenas e a ocupação territorial;
- Fronteiras coloniais;
- Escravidão;
- Imigrantes;
Estratégias
- Leitura de textos;
- Pesquisa;
- Registros por escrito, cartazes e desenhos;
- Filmes;
- Dramatização;
- Atividades extra-classe (passeio).
GEOGRAFIA
Objetivos
§ Conhecer aspectos gerais do modo de ser e de viver de povos que vivem no Brasil;
§ Reconhecer a presença de outros povos (indígenas, europeus, africanos e asiáticos) na formação do povo brasileiro e suas influencias na cultura brasileira de uma foram geral;
§ Reconhecer que as pessoas se deslocam pelo território e que esse deslocamento pelo território e que esse deslocamento é chamado fluxo migratório;
§ Conhecer dados numéricos da população brasileira da atualidade e do passado;
§ Conhecer e identificar as paisagens urbanas e suas transformações ao longo do tempo;
§ Reconhecer e relacionar o processo de urbanização com a industrialização;
§ Identificar as regiões e os estados do Brasil;
§ Ler e interpretar mapas;
Conteúdos
§ Influencias culturais;
§ Formação étnica e cultural do povo brasileiro;
§ Migração e imigração;
§ Dados numéricos da população brasileira no presente e no passado;
§ Processo de urbanização do território brasileiro;
§ Paisagens urbanas e suas transformações;
§ Processo de urbanização e de industrialização;
§ Divisão regional do Brasil;
§ Mapa como representação do espaço, uma construção humana ao longo dos tempos.
Estratégias
§ Leituras de diversos textos;
§ Mapa Mundi, do Brasil e de São Paulo;
§ Pesquisa;
§ Confecção de cartazes;
§ Filmes ou desenhos;
§ Registro por escrito ou oral;
§ Recursos tecnológicos.
§ Atividades extra-classe (passeios).
Avaliação
A avaliação ocorrerá continuamente, vinculada as atividades do dia-a-dia da sala de aula, possibilitando reflexão continua sobre o processo de aprendizagem.
Serão utilizados registros escritos, periodicamente, para uma ampla observação do desenvolvimento dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam bem vindos. Comentem a vontade.
Comentários com palavras ofensivas ou de baixo calão serão excluídos.