quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs?


Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCNs — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCNs é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCNs não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.
Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série
Têm como objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino.
Os PCNs de 1.ª a 4.ª série estão divididos em 10 volumes:

Volume 1 — Introdução aos PCNs
Volume 2 — Língua Portuguesa
Volume 3 — Matemática
Volume 4 — Ciências Naturais
Volume 5.1 — História e Geografia
Volume 5.2 — História e Geografia
Volume 6 — Arte
Volume 7 — Educação Física
Volume 8.1 — Temas Transversais — Apresentação
Volume 8.2 — Temas Transversais — Ética
Volume 9.1 — Meio Ambiente
Volume 9.2 — Saúde
Volume 10.1 — Pluralidade Cultural
Volume 10.2 — Orientação Sexual

Ensino Fundamental — 5.ª a 8.ª série
Estabelecem, para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteador na revisão ou elaboração da proposta curricular das escolas.
Volume 1 — Introdução aos PCNs
Volume 2 — Língua Portuguesa
Volume 3 — Matemática
Volume 4 — Ciências Naturais
Volume 5 — Geografia
Volume 6 — História
Volume 7 — Arte
Volume 8 — Educação Física
Volume 9 — Língua Estrangeira
Volume 10.1 — Temas Transversais — Apresentação
Volume 10.2 — Temas Transversais — Ética
Volume 10.3 — Temas Transversais — Pluralidade Cultural
Volume 10.4 — Temas Transversais — Meio Ambiente
Volume 10.5 — Temas Transversais — Saúde
Volume 10.6 — Temas Transversais — Orientação Sexual
Volume 10.7 — Temas Transversais — Trabalho e Consumo
Volume 10.8 — Temas Transversais — Bibliografia

Ensino Médio
Os PCNs para o Ensino Médio têm por objetivo auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio ao planejamento de aulas e ao desenvolvimento do currículo da escola. Os documentos estão assim apresentados:
Bases Legais;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, Arte e Informática);
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química, Matemática);
Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Política).
Fonte: Educacional.com
 É importante a pesquisa dos PCNs para elaboração de um bom planejamento. Toda via os mesmos não se tornam uma obrigatoriedade, mas é importante a decisão de usa-lo como respaldo para planejar as atividades educacionais.
Os estados e municípios têm seus próprios currículos baseados nos PCNs




1ª parte do planejamento - Deve acontecer coletivamente. Cada professor deve pensar e observar como as coisas caminharão no decorrer do ano letivo.
        No ato de planejar, o professor deve considerar o que já sabem seus alunos.
        A primeira observação para um bom planejamento, é este estar atrelado a capacidade de antecipação do que o aluno pode fazer frente a um determinado conhecimento.
       Durante o processo de planejamento o professor tenta se colocar no lugar do aluno e pensa as diferentes formas que um aluno vai ter para resolver a situação que lhe está sendo proposta. Quanto mais o professor conseguir fazer essa antecipação ele poderá controlar as variáveis e pensar, refletir, sobre as atitudes, as interferências e o material que precisará usar. 

Realização das tarefas - Nesta realização tem uma série de coisas que ocorrerão e podem confirmar as hipóteses iniciais do professor, as antecipações que ele fez e outras que não.  

      Uma terceira etapa é o processo maior desse planejamento. Que é olhar para o que ele fez e ver o que se confirmou e o que não, para que se possa replanejar essas ações. As vezes pensamos em determinado assunto e planejamos, mas vemos que as coisas não andaram exatamente como se planejou. Então é preciso ir ajustando, corrigindo, para chegar ao objetivo proposto.

                                        Dicas para o professor pensar o planejamento


        Considerar os seguintes aspectos
  • Quando será realizada aquela ação.
  • Que conhecimento os alunos colocarão em ação.
  • O que eles irão construir a partir desses conhecimentos.
  • Que conhecimentos novos irão surgir, ou o que você espera que as crianças construam a partir de então.
  • Pensar como os alunos irão se organizar
  • Se as atividades serão em grupo, em dupla, individual ou coletiva. Antecipando coisas que eles colocam em jogo, como por exemplo: Se for individual, vale quantos pontos? Se dor em dupla ou grupo a pontuação tem o mesmo valor?
  • O professor deve separar todo o material para não faltar nada durante a operacionalização das tarefas para que  o mesmo não tenha que se ausentar da sala de aula durante o processo.
  • Ver os recursos necessários, pensar o tempo de duração para não ser muito curto ou muito longo.
  • Pensar a avaliação- como avaliar os conhecimentos dos alunos, o que eles aprenderam com aquela atividade.


Coordenadora pedagógica 
Sonia Maria Italo Soares

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