quarta-feira, 1 de julho de 2009

Construtivismo

A educação na teoria construtivista de Vygotsky No Brasil Vigotsky vem sendo estudadoe utilizado na educação a partir da década de 80, através das teorias construtivistas da aprendizagem, principalmente a partir da influência de Emilia Ferreiro. Vygotsky procurou entender o desenvolvimento a partir das relações históricos-sociais, ou seja, buscou demonstrar que o co-nhecimento é socialmente construído pelas e nas ações humanas. Para o autor, o homem possui natureza social visto que nasce em um ambiente carregado de valores culturais: na ausência do outro o homem não se faz homem. Partindo deste pressuposto, Vygotsky criou uma teoria de desenvolvimento da inteligência, na qual afirma que, o conhecimento é sempre intermediado Desta forma, a convivência social é fundamental para transformar o homem de ser biológico a ser humano-social, e a aprendizagem que brota nas relações sociais ajudam a construir o conhecimento que darão suporte ao desenvolvimento mental. Segundo o autor a criança nasce apenas com funções psicológicas elementares e, a partir do aprendizado da cultura, estas funções transformam-se em funções psicológicas superiores. Entretanto, essa evolução não se dá de forma imediata e direta, as informações recebidas do meio social, são intermediadas, de forma explicita ou não, pelas pessoas que interagem com a criança. Segundo Vygotsky é pelo trabalho coletivo que o homem estabelece relações sociais com os outros e cria instrumentos que facilitam a transformação do meio em beneficio de sua sobrevivência. Nesta perspectiva Vygotsky prima por um dos conceitos mais importantes que é a zona de desenvolvimento proximal. O autor afirma que, em qualquer pessoa existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o indivíduo pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial indicado pelo o que o indivíduo pode realizar com a ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente Entendo que a zona de desenvolvimento proximal é suma importância para o aprendizado da criança, visto que a mesma precisa ser auxiliada para desenvolver-se na vida sicial e escolar. Para Vygotsky,existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: a zona de desenvolvimento potencial,que é tudo que a criança não domina, mas que se spera que ela seja capaz de realizar. A zona de desenvolvimento real que é tudo o que a criança já é capaz de realizar sozinha. A zona de desenvolvimento proximal que é tudo o que a criança realiza somente com o apoio De outras pessoas. Neste sentido a escola é um espaço fundamental para impulsionar e estimular o desenvolvimento daqueles Conhecimentos que ainda não foram incorporados pelas crianças. Isso significa que o ensino-aprendizagem deve ter como ponto de partida o desenvolvimento real da criança e como ponto de chegada os conhecimentos que estão ocultos e ainda não desabrochara A escola tem o papel de fazer a criança avançar em sua compreensão do mundo, a partir de seu desenvolvimento já consolidado e tendo em conta etapas posteriores ainda não alcançadas. O papel do professor é um aspecto fundamental para o desenvolvimento da criança. Nesse processo o professor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços nos conhecimentos que ainda não aconteceram. A interferência do professor não pressupõe no entanto, uma pedagogia diretiva, autoritária, e menos ainda uma relação hierárquica entre professor e aluno. A avaliação no sócio-construtivismo de Vygotsky, o erro deve ser visto pelo professor como parte do processo ensino-aprendizagem, mas jamais deve ser ignorado. A correção é importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e dedicar-se mais aos conhecimentos que ainda não domina. Neste sentido a interação com os colegas, o trabalho em grupo além de estimular a interação social, podem ser um bom momento para o amadurecimento de idéias e aprimoramento dos conhecimentos. Entretanto o contato individualizado entre professor e aluno não pode ser dispensado,pois é o momento em que o professor pode detectar o desenvolvimento real e proximal dos alunos.

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