quinta-feira, 1 de julho de 2010

Responsabilidade dos responsáveis

É fundamental que os pais se aprimorem como educadores de seus filhos e compartilhem com os professores e com outros pais as dificuldades, desafios e soluções da educação. Para isso a reunião de pais é fundamental neste processo.
A reunião de pais é um instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. A parceria entre pais e escola, quando está afinada, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos e solidifica a construção do conhecimento, estabelecendo um objetivo comum, em casa e na escola de formar pessoas melhores para a sociedade.
Os pais devem sentir prazer em participar da reunião, e não se sentir coagido para tal tarefa.
Os pais devem estar cada vez mais atentos aos filhos, ao que eles falam, o que eles fazem, as suas atitudes e comportamentos. E apesar de ser difícil a escola também precisa estar atenta. As crianças se comunicam conosco de várias formas. Através de sua ausência, de sua rebeldia, seu afastamento, recolhimento, choro, silêncio, outras vezes gritos, se zanga por pouca coisa, fugas, notas baixas na escola, mudanças na maneira de se vestir, nos gestos e atitudes.
Os pais devem perceber os filhos, muitas vezes, através do comportamento, estão querendo dizer alguma coisa aos pais. Os pais muitas vezes na correria do dia-a dia, nem prestam atenção àqueles pequenos detalhes.
Para elaborar um projeto onde faremos reuniões com pais, é preciso primeiro está conhecendo a realidade de pais e alunos de tal comunidade
Sonia Italo
Orientadora pedagógica

Convivio com a família

A mim me dá pena e preocupação quanto ao convívio com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam paredes ameaçam visitas em face à autoridade complacente dos pais que, se pensam ainda campeões da liberdade. (Paulo Freire, pedagogia da indignação).
A família tem deixado de desempenhar sua missão quanto à educação de seus filhos.
Em nossos dias podemos ver famílias se modificando, onde os pais se afastam dos filhos e esses deles por necessidade e incompreensão. A luta pela sobrevivência que, faz pais e mães acordarem cedo deixando seus filhos sozinhos ou na companhia de pessoas que exerce apenas a função de cuidar, para que estes venham alimentar-se, tomar banho e ir a escola, a falta de um amor sólido dispersou a família núcleo primeiro e essencial à formação de nossas crianças e jovens.
Vemos nos dias atuais que, a educação tornou-se sinônimos de escolarização. Entretanto a educação deve ser distinguida de escolarização, pois a aprendizagem e o desenvolvimento humano ocorrem pela experiência e participação nas várias práticas e espaços sociais ao longo de toda a vida.

Seguidores

Formação: Pedagogia. unigranrio