quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Universidade Unigranrio

Disciplina: Currículo e Cotidiano Escolar

Professora: Mariângela Almeida de Faria

Aluna: - Sonia Maria Ítalo

Data:19- 10- 2009

1) O que alegam os interventores do alto quanto à crise escolar?

Dizem que, a escola está em crise porque os professores da educação infantil e fundamental, são imaturos para ter autonomia e saber adequar-se as demandas do mundo moderno, das tecnologias, e globalização.

2)Quando os professores de nosso pais estarão verdadeiramente prontos? O que acham os inovadores?

A política dos inovadores é sempre requalificar o profissional da educação, pois o mesmo deve aprender a ser moderno, e assim modernizar sua prática,

3) Nesta política , a inovação acontece em todas as escolas e com todos professores?

Não, ocorre apenas em algumas turmas de algumas escolas, de alguns municípios, para um dia servirem como exemplo de renovação, para ser imitação dos bons exemplos.

O planejamento- curricular numa visão emancipatória

O planejamento implica, prever, definir, atender as necessidades da escola, estar atento aos objetivos a serem alcançados, investigar problemas visando soluciona-los. Um planejamento improvisado, dependerá sempre de circunstâncias que o rodeiam e os resultados jamais serão avaliados.

O planejamento nunca é individual, é uma prática de elaboração conjunta dos planos, a sua discussão é pública. No processo de um projeto pedagógico vemos a possibilidade para um agir educacional colaborativo. Isso exige a participação de quem realmente está vivendo a prática. A finalidade é compreender a transformar a prática.

Buscamos nas práticas vividas soluções para os problemas educativos que enfrentamos, assumimos uma atitude prospectiva na investigação pedagógica, a meta é mudar a realidade vivida.

O desenvolvimento profissional a que estamos sujeitos tem sido balizados pela concepção educacional problematizadora de Paulo freire (1983), e investigação- ação educacional emancipatória de CARR e KEMMIS (1986), com o intuito de potencializar mudanças efetivas nas práticas educativas.

O projeto pedagógico-curricular é a vida da escola, pois mostra sua alma, está assentado nas crenças e valores, significados, modos de agir e pensar das pessoas que o elaboram. Tem a finalidade de orientar a prática e produzir a realidade escolar. Sua elaboração não deve ser rígida, nem apenas um modelo de guia para sua ação, mas, devem sim sintetizar os interesses, os desejos, as propostas dos educadores das escolas. necessita responder as seguintes perguntas:

_ Que tipo de escola?

_ Que tipo de profissional queremos formar?

_ Que objetivos e metas correspondem as necessidades dessa comunidade escolar?

_ Como faremos para colocar o projeto em permanente avaliação, dentro da prática da ação-reflexão-ação?

Ao longo do ano letivo considera-se o caráter processual do planejamento, para saber se o mesmo está correspondendo ao que foi previsto. Todo projeto é incluso, porque as escolas são instituições marcadas pela interação entre pessoas, pela sua intencionalidade, pela interligação com o que acontece no mundo exterior ( na comunidade, no País, no mundo).

As situações de ensino não se repetem, as escolas não são iguais, as organizações são sempre construídas e reconstruídas socialmente.

Projeto Pedagógico-curricular. O termo pedagógico é representativo, Vê a pedagogia como a reflexão sistemática sobre as práticas educativas. Trata-se por tanto de compreender a pedagogia como prática cultural, forma de trabalho cultural, que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados. A proposta curricular é a projeção dos objetivos, orientações e diretrizes operacionais, previstos no projeto pedagógico.

As decisões a serem tomadas em função do projeto pedagógico-curricular, podem considerar os sguintes pontos:

a) Princípios (pontos de partida comuns)

b) objetivos (pontos de chegada comuns)

c)Sistema e prática de gestão negociada

d)unidade teórico-metodológica no trabalho pedagógico didático

e) Sistema explícito e transparente de acompanhamento e avaliação de projetos e das atividades da escola.

O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade escolar, tomarem a sua escola nas mãos, definirem assim seu papel estratégico na educação das crianças, jovens, organizarem suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem

Não há uma única maneira de elaborar o projeto pedagógico-curricular, porque cada escola tem suas especificidades, e assim cada uma tem sua maneira de planejar.

O documento Parâmetros Curriculares nacionais (1998), do Ministério da Educação, estipula quatro níveis do planejamento escolar:

1- Proposição de subsídio para a discussão e elaboração de propostas curriculares

2- A utilização dos PCNs para as propostas das secretarias de educação nos estados e municípios

3- uso dos PCNs na elaboração do projeto educativo da escola

4- A realização do currículo em sala de aula.

Roteiro para a formulação do projeto pedagógico- curricular.

a- Contextualização e caracterização da escola

b- Concepção de educação e de práticas escolares

c- Diagnóstico da situação atual

d- objetivos gerais

e- estrutura de organização e gestão

f-Proposta curricular

g- proposta de formação continuada de professores

h- Proposta de trabalho com pais, comunidade e outras escolas de uma mesma área geográfica.

i- Formas de avaliação do projeto

Seguidores

Formação: Pedagogia. unigranrio